É importante entender que os problemas podem e devem ser preferencialmente evitados e não combatidos. Comparando, é parecido com a situação em que buscamos evitar doenças ao fazermos exames de rotina, nos alimentamos de forma correta, fazemos exercícios físicos para que se reduzam as chances de contrairmos uma doença como o câncer, por exemplo.
No mundo jurídico, não é diferente. Atentar para as atitudes que tomamos no meio empresarial e agrário pode fazer com que evitemos futuras dores de cabeça e perdas financeiras.
Perdas que podem inclusive acabar com o próprio negócio.
Assim, é importante entender que a advocacia preventiva é um investimento que torna previsíveis e controláveis os possíveis futuros problemas que um empreendimento possa vir a ter.
Dados colhidos junto ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) mostram que, apesar da modernização dos processos, ainda assim, são criados mais processos do que a justiça tem capacidade de julgar. A evidente demora no sistema jurídico em solucionar as demandas existentes, torna ainda mais clara as vantagens que a advocacia preventiva proporciona.
Problemas comuns podem ser reduzidos ou até mesmo evitado com a adoção de estratégias específicas à necessidade particular de cada negócio. Antecipar o problema é facilitar a solução, o que é sempre a melhor escolha.
Seguem abaixo algumas das atividades a serem desenvolvidas pela advocacia preventiva:
- Redução dos riscos jurídicos;
- Redução de custos;
- Planejamento societário;
- Planejamento tributário;
- Crescimento da empresa;
- Relações trabalhistas mais saudáveis;
- Planejamento sucessório.
Entre muitos outros.
Por fim, o escritório Ferrer & Pereira Advogados Associados está plenamente ciente da importância de se atuar ativa e preventivamente para que os empreendimentos possam focar naquilo que realmente importa: na execução de seus trabalhos de forma concentrada e saudável, respeitando as leis e tomando as providências para que a empresa cresça com segurança.