Scroll to top

Os impactos do agronegócio na economia brasileira


Alexandre Ferrer - 9 de abril de 2019 - 0 comentário

O Agronegócio é o conjunto dos seguimentos de insumos para a agropecuária (fertilizantes, medicamentos veterinários, sementes e outros), produção básica (ainda no campo), agroindustria (processamento de leite e produtos vegetais) e agrosserviços (unidades de beneficiamento, prestações de serviços, unidades de comercialização e distribuição e outros).

O setor tem uma importância extremamente significativa na economia nacional, o que se evidencia através dos seguintes itens:

– Exportações: O agronegócio quebrou o recorde nominal de exportações no ano de 2018 atingindo a incrível marca de U$ 101,7 bilhões, o que representou um aumento de 5,9% em comparação com o ano de 2017, segundo dados do Ministério da Agricultura.

 A soja é o produto mais exportado, tendo atingido resultado inédito de 83,6 milhões de toneladas em 2018. A carne bovina in natura também atingiu volume recorde de 1,35 milhão de toneladas, contribuindo para os incríveis números do agronegócio do país.

– Impacto no PIB: O agronegócio aumentou sua participação no produto interno bruto (PIB) alcançando a marca de 23,5% no ano de 2017, a maior nos últimos treze anos, segundo dados divulgados pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Mesmo com a crise economica que vem determinando a retração do PIB nacional, o PIB do agronegócio mantém-se em constante em crescimento.

– Empregos: O setor empregava 19 milhões de trabalhadores em 2015 e no ano seguinte gerou mais 75 mil empregos de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Esses números representam total contramão comparado aos do Brasil como um todo, uma vez que o número de empregos diminui significativamente no mesmo período.

Os números apresentados deixam claro a imensa importância deste setor na economia do país. Mesmo em tempos de grande recessão econômica o agronegócio segue alavancando as exportações e o PIB nacional, além de gerar empregos.

Artigos relacionados

Postar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *